Saiba como é feito o tratamento de esgoto

Tempo de leitura: 6 minutos

Banner Desentupidora centro

Conteúdos

Saiba como é feito o tratamento de esgoto

Conhecida como ETE- Estação de Tratamento de Esgoto, a rede pública de esgoto de muitas cidades, especialmente das grandes, precisa ter um sistema moderno e com tecnologia para fazer o tratamento de esgoto de forma eficiente e oferecendo o menor risco possível a população e ao meio ambiente.

Saiba como é feito o tratamento de esgoto

O Tratamento de Esgoto remove poluentes de características químicas, biológicas e físicas e devolve a água sem impurezas aos rios e reduzindo o impacto ambiental. Mas como é feito o tratamento de esgoto? Quais as etapas que a água passa até ficar completamente segura? 

Quais os perigos da falta de tratamento de esgoto? Como a população pode ajudar a preservar o meio ambiente com hábitos conscientes de economia e cuidados com a água e esgoto residencial? Confira agora as respostas a essas questões.

Importância do Tratamento do esgoto

O Tratamento de Esgoto é tão importante quanto o tratamento da água que consumimos. Segundo a Lei do Saneamento Básico, Lei 11.445/2007 é direito de todo cidadão a infraestrutura em abastecimento de água e esgotamento sanitário, sendo que este último, ainda possui importância quanto a limpeza urbana e manejo do lixo.

Importância do Tratamento do esgoto

A falta de Tratamento de esgoto, provoca inúmeros problemas que vão além de comprometimentos a saúde. São elas:

  • Amebíase;
  • Giardíase;
  • Cólera;
  • Peste Bubônica;
  • Leptospirose;
  • Febre Tifóide;
  • Diarréias e vômitos;
  • Gastroenterite;
  • Malária;
  • Hepatite infecciosa;
  • Poliomelite;
  • Sarampo entre outras.

Muitas dessas doenças foram completamente erradicadas e outras estão voltando, por conta da falta de recursos em muitas regiões do Brasil e que não provém a população de boa água potável e nem tratamento de esgoto, que a céu aberto, prolifera todo tipo de microorganismo a partir de insetos e contaminar a água com agentes patogênicos.

doenças falta tratamento esgoto

Além disso, crianças e adultos que vivem em locais que não existe tratamento de esgoto, são pessoas mais carentes de educação e trabalho, tendo defasagem escolar tanto na presença regular quanto nas notas e aprendizado. 

Já os adultos, faltam mais ao trabalho por conta de doenças e também não possuem qualificação necessária para competir por melhores empregos. 

Essa situação só mostra que a falta de cuidado com a água e esgoto, pode trazer inúmeros malefícios para uma sociedade e portanto, o tratamento de esgoto é fundamental para que cidades inteiras sejam afetadas de modo positivo para um futuro mais promissor.

Como funciona uma Estação de Tratamento de Esgoto

Na região Metropolitana de São Paulo, a Sabesp- Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, opera uma das maiores estações de tratamento desse tipo no país. 

Basicamente, o método utilizado é através do Lodo Ativado, havendo fases líquidas e sólidas durante o processo. O método é antigo mas eficaz desde 1914, quando foi criado na Inglaterra.

Como funciona uma Estação de Tratamento de Esgoto

O sistema consiste nuca massa biológica que forma blocos recirculantes e colocados em contato com material orgânico e com a presença de micro-organismo aeróbicos. Primeiro, acontece o Gradeamento, etapa que resíduos sólidos de grande proporção e também os menores são retidos por meio de uma barreira.

Depois, o sedimento e o líquido é separado e no Decantador Primário é depositado no fundo, formando um lodo. Depois passa por um processo chamado Peneira Rotativa que após a formação de lodo por decantação, acontece um processo de centrifugação, onde o líquido ficará retido em tanques e os sólidos em lodo. 

O esgoto e o lodo ativado são misturados e agitados para serem aerados e depositados em um tanque chamado Tanque de Aeração. 

Depois o lodo é enviado para um outro tanque chamado de Decantador Secundário e neste local o esgoto sólido é separado do esgoto tratado, sendo que a parte sólida se deposita enquanto o líquido fica na parte de cima. 

Logo após acontece o Adensamento do Lodo que é filtrado e o Condicionamento Químico do Lodo, que é coagulado e desidratado deixando apenas a parte sólida. O líquido extraído vai para um processo de compressão e o que tiver restado do sólido, vai para o Secador Térmico que força a evaporação de qualquer líquido no material.

O sedimento volta ao tanque de aeração e em alguns caso pode ser retirado para um tratamento mais específico. 

O esgoto tratado final se torna na conhecida Água de Reuso, onde a água se torna boa para limpeza e não para consumo, economizando assim, as fontes de água limpa e potável.

tratamento esgoto processo

No interior de São Paulo, a Sabesp possui Estações de Tratamento ligadas a Lagoas especiais de tratamento de esgoto. Nas regiões de litoral, e em algumas cidades específicas, existem os Emissários Submarinos, que lançam o esgoto tratado direto no mar.

Todo esse tratamento de esgoto garante que 95% da água do esgoto fique limpa, oferecendo aos rios e mares algo sem vestígios de contaminação. Além disso, a água tratada do esgoto pode ser amplamente usada como reuso, para limpeza e com qualidade. 

Desentupidora no Bairro

E depois de conhecer como funciona todo o processo e serviço de tratamento de esgoto no Brasil, é importantíssimo que nós ajudemos e evitemos que a rede de esgoto fique ainda mais sobrecarregada, garantindo a qualidade do serviço.

Por isso, evite de jogar restos de alimentos nas tubulações de esgoto e gordura usada, pois no caso da gordura, ela forma placas que endurecem e com o tempo fecham a passagem da água, favorecendo entupimentos. 

Nesse caso existem 2 maneiras de evitar o problema: Instalando uma Caixa de Gordura ou reciclando o óleo usado. Em muitas cidades há postos de coleta de óleo usado que reutilizam para fabricação de sabão ou biodiesel. 

desentupidora serviço tratamento esgoto

Já a Caixa de Gordura pode ser instalada na saída do esgoto da cozinha e retém todo óleo usado e restos de alimentos, sendo necessária uma limpeza periódica para qualidade de seu funcionamento.

Nos banheiros, evite descartar absorventes e papel higiênico no vaso sanitário. Esse costume pode entupir o vaso e até comprometer toda rede de esgoto residencial. Jogue sempre o lixo no lixo e no caso de entupimento de esgoto, chame a Desentupidora no Bairro e solicite um orçamento acessível e serviço rápido e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *